Receita Federal e Polícia Federal desarticulam fábrica clandestina de cigarros no RS
A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil descobriram nesta quinta-feira, 11, uma fábrica clandestina de cigarros em Viamão, na Região Metropolitana. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária.
Denominada Operação Bonsack, a ação contou ainda com 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores de até R$ 25 milhões. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Viamão, Tramandaí, Alvorada, Parobé, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. A ação foi desencadeada por 80 policiais federais e 40 servidores da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme a PF, a quadrilha recrutava cidadãos paraguaios e os trazia ao território nacional para atuarem como mão de obra na indústria pirata, instalada em área rural do município de Viamão, que distribuia para todo o Rio Grande do Sul.
Os empregados paraguaios não foram encontrados, porque estavam de folga. Mas alguns dos intermediários são alvo dos mandados de prisão. O grupo é investigado também por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, porque se utilizava de laranjas para ocultar bens. Parte do lucro obtido era repassado via empresas de transporte de valores.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 12/12/2025, 08:10
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

