Safra de uva no RS deve superar 900 mil toneladas
O Rio Grande do Sul projeta colher 905.291 toneladas de uva na safra 2025/2026, aberta oficialmente nesta terça-feira, 20, em Flores da Cunha. Os dados são da Emater/RS-Ascar, que estima crescimento de até 10% em relação ao ciclo anterior, que chegou a 860 mil toneladas.
Nesta safra, o Estado possui 42.407 hectares de parreirais voltados à produção industrial e 3.383 hectares destinados ao consumo in natura. Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, o desempenho confirma a força da vitivinicultura gaúcha, destacando que “uma safra superior a 900 mil toneladas valoriza o trabalho qualificado das famílias produtoras e reforça a importância estratégica da cadeia para a economia e o desenvolvimento regional”.
Já para o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, a vitivinicultura é um dos pilares do turismo gaúcho. “A colheita da uva vai além da produção agrícola, pois se transforma em experiência turística, identidade cultural e desenvolvimento regional", disse durante a abertura da safra.
No Médio Alto Uruguai, Ametista do Sul, junto dos municípios de Planalto e Alpestre, integra a área mais expressiva do cultivo de videiras na região. Esses três municípios representam 85,7% de toda a área cultivada, consolidando-se como o principal polo de produção de uva da região.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 21/01/2026, 14:19
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

