Divisão de Acesso 2026 é adiada e terá novo formato de disputa
A Divisão de Acesso de 2026 começará no dia 2 de agosto, e voltará a ter as equipes divididas em quatro grupos, formato que não era utilizado desde 2011. Rebaixados no Gauchão deste ano, Brasil e Pelotas estarão juntos no torneio pela primeira vez na história.
Após definir pelo começo da competição em 5 julho, os clubes pediram um adiamento, que foi confirmado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em reunião com os participantes no último dia 30. Apesar da definição, a entidade garante que novas mudanças ainda podem ocorrer e que o calendário oficial será divulgado somente nas próximas semanas.
A Série A2 será disputada em 18 datas – três a menos que neste ano –, com a final marcada para 31 de outubro. Na primeira fase, os times enfrentarão os adversários dos outros grupos, em turno único, e os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata, que será realizado em jogos de ida e volta.
Entre os participantes, ainda falta definir os dois clubes que conquistarão o acesso na Terceirona. Os já confirmados são Aimoré, Bagé, Brasil de Farroupilha, Brasil de Pelotas, Esportivo, Gaúcho, Glória, Gramadense, Lajeadense, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz, União Frederiquense e Veranópolis.
Para o Brasil de Farroupilha – e o Pelotas, caso conquiste a Copa FGF – a disputa da Divisão de Acesso será simultânea à reta final da Série D. Em 2026, a competição nacional acontece entre 5 de abril e 13 de setembro.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 05/11/2025, 16:11
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

