Ano de 2025 está entre os três mais quentes registrados no mundo e 2026 deve ter marcas históricas
O ano passado esteve entre os três mais quentes já registrados no planeta, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), nesta quarta-feira, 14, quando cientistas da União Europeia também confirmaram que as temperaturas médias já ultrapassaram 1,5 grau Celsius de aquecimento global pelo maior tempo desde o início dos registros.
A OMM, que consolida oito conjuntos de dados climáticos de todo o mundo, disse que seis deles – incluindo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) da União Europeia e o serviço meteorológico nacional britânico – classificaram 2025 como o terceiro mais quente, enquanto dois o colocaram como o segundo mais quente no registro de 176 anos.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) também confirmou em dados divulgados de que 2025 foi o terceiro ano mais quente em seu registro de temperatura global, que remonta a 1850.
Todos os oito conjuntos de dados confirmaram que os últimos três anos foram os mais quentes do planeta desde o início dos registros, disse a OMM. O ano mais quente registrado foi 2024. A expectativa, também, é de que 2026 esteja entre os cinco anos mais quentes do planeta.
As projeções de organizações internacionais indicam que 2026 deverá estar entre os anos mais quentes já registrados desde o início das medições modernas. A previsão foi divulgada pelo Met Office, a agência meteorológica do Reino Unido, com base em estudos recentes que apontam a continuidade do aumento da temperatura média global, em patamares próximos aos recordes históricos.
Ainda, as projeções reforçam os alertas da comunidade científica sobre a influência direta das atividades humanas no aquecimento global. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as principais emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas são o dióxido de carbono e o metano, gerados, por exemplo, pelo uso de combustíveis fósseis como gasolina e carvão.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 14/01/2026, 16:18
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

