Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira, 7, a Resolução nº 32/2026, que proíbe a venda, a distribuição e o uso de determinados lotes de fórmulas infantis de marcas associadas à Nestlé Brasil Ltda. por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Segundo o texto da medida, a ação tem caráter preventivo, após a detecção da toxina em ingredientes usados na produção de alguns lotes em uma fábrica localizada na Holanda. A descoberta motivou a Nestlé a iniciar um recolhimento voluntário desses produtos no Brasil e em diversos países do mundo.
Estão incluídos na proibição lotes de fórmulas das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.
O consumo de alimentos contaminados com cereulide pode causar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e letargia – caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação ou expressão emocional.
A Anvisa reforça que pais e responsáveis verifiquem o número do lote impresso no produto. Caso o lote esteja entre os listados para recolhimento, o produto não deve ser utilizado. Para orientações sobre troca, devolução ou reembolso, é recomendado o contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé, cujo telefone e e-mail estão indicados nas embalagens.
Em caso de sintomas após o consumo do produto, a agência recomenda procura imediata de atendimento médico, com, se possível, a apresentação da embalagem do alimento ingerido.
Em nota, a Nestlé disse que "está realizando um recall voluntário e preventivo de alguns lotes de fórmulas infantis (confira a relação completa com todos os lotes afetados no final do texto). Em análises periódicas de qualidade, a empresa identificou a possível presença da substância Cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em suas fórmulas.
Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus cereus é um microrganismo que, normalmente, não tem impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum – sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo. É importante destacar que, até o momento, nenhuma ocorrência confirmada de tais sintomas foi reportada à Nestlé em qualquer parte do mundo.
A Nestlé está atuando em estreita cooperação com as autoridades responsáveis e reafirma que qualidade e segurança alimentar são prioridades inegociáveis. A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos. Na eventual identificação de uma falha, a Nestlé atua com transparência, responsabilidade e agilidade para evitar ou reduzir qualquer tipo de impacto ao consumidor".
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 07/01/2026, 16:22
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

