Mais da metade dos brasileiros já foram vítimas de fraudes digitais
De acordo com um levantamento produzido pela BioCatch, mais da metade dos brasileiros já foram vítimas de fraudes digitais, incluindo modalidades como o Pix, que mostrou que quase R$ 5 bilhões foram perdidos só por meio deste tipo de crime. Entre os golpes mais comuns estão as mensagens de texto (SMS), que induzem vítimas a clicar em links maliciosos ou compartilhar dados pessoais; e fraudes por telefone que pressionam vítimas a revelarem informações sensíveis.
Os golpes via SMS aumentaram 14 vezes, e as deepfakes cresceram mais de 800% no Brasil. No cenário global, houve um crescimento anual de 14% em golpes de compra, 100% de aumento em golpes de voz (conhecidos como vishing) e 42% de aumento em golpes de investimento – fraudes que prometem retornos financeiros altos e rápidos.
O relatório também expõe as chamadas "fábricas de fraude", que existem em cidades no Camboja com trabalhadores escravizados aplicando golpes 24 horas por dia, e alerta que essa situação está prestes a chegar à América do Sul.
Outro alerta é nova técnica que tem sido utilizada por criminosos para aplicar golpes por meio de ligações telefônicas, conhecida como golpe da ligação muda. A vítima recebe uma chamada de um número desconhecido e, ao atender, a pessoa do outro lado permanece em silêncio ou inicia um diálogo mínimo, esperando que a vítima continue falando. O objetivo é capturar amostras de voz suficientes para cloná-la e utilizá-la para fins fraudulentos.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Autor: *Com informações Rádio Agência
Publicado em: 07/01/2026, 13:37
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

