Cerro Grande desponta com o maior crescimento no índice do ICMS para 2026 entre os municípios da Amzop

Cerro Grande desponta com o maior crescimento no índice do ICMS para 2026 entre os municípios da Amzop
(Foto: Divulgação)

Segundo dados divulgados pela Receita Estadual, o município de Cerro Grande obteve o maior crescimento na região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), sendo o oitavo no Estado do Rio Grande do Sul.

Comparando o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de 2025 para 2026, Cerro Grande obteve um crescimento de 0,005 pontos 0,032 para 0,037. O prefeito Álvaro Decarli comemora o resultado e destaca que este crescimento é fruto de um grande trabalho conjunto entre o poder público e a comunidade.

O gestor destaca as políticas de incentivos para os produtores rurais, principalmente na expansão da suinocultura e bovinocultura leiteira, além de outras atividades como o cultivo de grãos, além de salientar medidas eficientes tomadas junto ao sistema de arrecadação, sem o aumento de impostos, porém combatendo a sonegação. "Estamos muito orgulhosos destes índices e queremos compartilhar essa excelente notícia com a nossa comunidade. Este aumento na arrecadação para 2026 representa mais recursos no caixa do município, para investimentos em saúde, educação, infraestrutura e agricultura, dando continuidade à gestão eficiente que implantamos em Cerro Grande", resume Decarli.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, divulgou os percentuais que caberão a cada um dos 497 municípios gaúchos no rateio da arrecadação do ICMS ao longo de 2026. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para o ano que vem aponta como o Estado irá repartir cerca de R$ 10 bilhões entre as prefeituras.

O volume de recursos corresponde a 25% sobre a receita de ICMS prevista para 2026, considerando as deduções estabelecidas pela Constituição Federal, como, por exemplo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Os números constam na Portaria 076/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 17 de dezembro. O ICMS repassado às prefeituras representa, em média, 20% do total das respectivas receitas, consistindo em uma importante fonte de recursos para os municípios gaúchos.

👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm

Publicado por

Susi Cristo

Susi Cristo

jornalismo@universallfm.com.br

Autor: *Com informações Edevaldo Stacke-Ascom Cerro Grande

Publicado em: 23/12/2025, 08:33