Governo avalia uso de medicamentos para obesidade na rede pública

Governo avalia uso de medicamentos para obesidade na rede pública
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde pretende realizar um estudo para analisar a possibilidade de oferecer medicamentos utilizados no tratamento da obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O projeto-piloto deverá ser desenvolvido no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.

A pesquisa prevê o acompanhamento de 250 pacientes com obesidade grave e problemas cardíacos associados, que atualmente aguardam na fila para cirurgia bariátrica.

O início do estudo depende da aprovação do comitê de ética da instituição e poderá ocorrer ainda neste ano. O acompanhamento dos participantes deve durar de alguns meses até um ano.

Com os resultados, o governo pretende avaliar se o uso desses medicamentos pode contribuir para reduzir a demanda por cirurgias bariátricas e diminuir complicações relacionadas a doenças cardiovasculares e ao diabetes.

Publicado por

Suseli Cristo

Suseli Cristo

jornalismo@universalfm.com.br

Publicado em: 23/06/2026, 15:39